domingo, 18 de setembro de 2011

Estados de espírito


"O mundo da vida contém no seu interior, tal como é, suficientes maravilhas e mistérios; maravilhas e mistérios que agem sobre a nossa sensibilidade e a nossa inteligência por modos tão inexplicáveis que quase poderiam justificar uma concepção da vida como condição mágica. Não; possuo suficiente decisão na minha consciência do maravilhoso para não me deixar seduzir pelo sobrenatural, que não passa (seja como for) de um produto manufacturado, resultado de espíritos insensíveis à complexidade das nossas relações tanto com os mortos como com os vivos, em toda a sua multiplicidade inumerável; uma profanação das nossas recordações mais delicadas; um insulto à nossa dignidade.
Por grande que seja a minha modéstia natural, nunca me inferiorizei a ponto de buscar para a imaginação qualquer espécie de apoio nessas invenções mentirosas, presentes em todas as épocas e que, só por si, já bastam para encher de uma amargura incomparável todos os que têm algum amor à espécie humana."


(Joseph Conrad, "nota do autor" in, A Linha de Sombra, (tr. MTS e MSP), Público, pp. 5-6); citado em Martin Amis, The Second Plane - September 11: 2001-2007, Vintage Books, pp. 92-93)

1 comentário:

Anónimo disse...

excelent quote.... mas estaria a iludir-me se não lhe retirasse o segundo ponto&vírgula