Recorded live on May 1953 ( At the Haig)
Gerry Mulligan: Sax
Chet Baker: trumpet
Carson Smith: Bass
Larry Bunker: drums
"NA NOITE DE 26 DE SETEMBRO de 1849, Edgar Allan Poe passou pelo consultório de um médico de Richmond, Virgínia - John Carter -, com o intuito de obter alívio para a febre que o andava a atormentar. Depois, atravessou a rua e jantou numa estalagem local, tendo por engano levado a bengala do Dr. Carter consigo.
Poe estava prestes a embarcar no vapor para Baltimore. Esta seria a primeira paragem no caminho até Nova Iorque, onde o aguardava uma série de negócios a tratar. A partida do vapor estava marcada para as quatro horas da manhã seguinte, e a viagem teria uma duração de aproximadamente vinte e cinco horas. Poe surgiu alegre e sóbrio aos olhos dos amigos que o viram antes de partir. A sua ideia era estar fora de Richmond por não mais de duas semanas. Contudo, tinha-se esquecido de trazer a bagagem consigo. Esta foi a última aparição confirmável de Poe até ter sido encontrado moribundo numa taberna, seis dias mais tarde".
"Duas noites antes de sair de Richmond fez uma visita aos Talley, uns velhos amigos a quem se declarou confiante e esperançoso. Poe revelou-lhes que 'as últimas semanas em contacto com os seus novos e velhos amigos tinham sido das mais felizes que tinha vivido nos últimos anos' e que acreditava estar prestes 'a deixar para trás todos os problemas e vexames do passado da sua vida.' Talley adicionou um post scriptum a este encontro pleno de alegria. 'Ele foi o último da festa a sair da nossa casa. Nós estávamos no alpendre, e, depois de avançar alguns passos, deteve-se, virou-se e voltou a levantar o chapéu, num último adieu. Nesse exacto momento, um meteorito brilhante surgiu no céu directamente sobre a sua cabeça, e desapareceu para leste.
Na noite seguinte, a última antes da sua partida, Poe encontrou-se com Elmira Shelton. Posteriormente, esta escreveu a Maria Clemm explicando que 'ele estava bastante triste e queixoso por se sentir doente. Tomei-lhe o pulso, e descobri que tinha muita febre'. A Sra. Shelton acreditava que Poe estava demasiado doente para viajar no dia seguinte, mas para sua mágoa e surpresa, descobriu que ele tinha realmente apanhado o vapor para Baltimore. Poe dava assim início à viagem fatal que iria culminar com a sua morte, tal como foi relatada no primeiro capítulo deste livro. Seis dias mais tarde, seria encontrado destroçado numa taberna em Baltimore. Ninguém sabia onde é que ele tinha estado ou o que tinha andado a fazer. Teria Poe, no estado perturbado em que se encontrava, deambulado pela cidade? Teria sido usado para propósitos de fraude eleitoral numa cidade conhecida pela sua pouca seriedade política? Teria um tumor no cérebro? Trata-se de um mistério tão atormentador como os que se podem encontrar nos seus contos. Poe morreu num hospital num domingo, a 7 de Outubro de 1849. Tinha quarenta anos de idade."