sábado, 4 de fevereiro de 2012

a música e a existência de Deus

"Se eu alguma vez morrer, queira Deus que não, que seja este o meu epitáfio:

A ÚNICA PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS 
DE QUE ELE PRECISAVA 
ERA A MÚSICA
(...)
A música faz quase toda a gente gostar mais da vida do que seria possível sem ela. Até as bandas militares, embora eu seja um pacifista, conseguem sempre animar-me. Eu gosto realmente de Strauss e de Mozart  e disso tudo, mas a dádiva inestimável que os afro-americanos deram ao mundo quando ainda eram escravos foi uma dádiva  tão grande que é hoje praticamente a única razão pela qual muitos estrangeiros ainda gostam de nós, pelo menos um bocadinho. Esse remédio específico para a epidemia mundial da depressão é uma dádiva chamada blues."

(Kurt Vonnegut, Um Homem sem Pátria, 76-77)

A propósito de muitas outras coisas e do filme  2081. Uma adaptação do conto "Harrison Bergeron" de Vonnegut. 

Sem comentários: