domingo, 6 de janeiro de 2008

The Ape and the Sushi Master, de Frans de Waal

Um livro que revoluciona a forma como os seres humanos se pensam a si próprios e o modo como vêm a sua relação com os outros animais.

O livro está organizado em três grandes secções: uma dedicada ao modo como os seres humanos vêem os outros animais. Outra parte é sobre a questão de saber se a cultura existe na natureza ou se é apenas pertença dos seres humanos. Será a cultura aquilo que permite separá-los das restantes espécies? Não, é a resposta de Waal. Inúmeros exemplos de cultura não-humana são discutidos, desde os macacos da ilha de Koshima no Japão que lavam/salgam as batatas doces na praia passando pelos chimpanzés que aprendem entre si a quebrar sementes de palmeira, até aos pássaros (blue tit) que aprendem entre si a abrir o selo de alumínio das antigas garrafas de leite para beberem a nata. A definição de cultura usada é a seguinte: cultura é todo "o conhecimento e os hábitos adquiridos de outros " (p.6).

Uma terceira parte do livro é reservada para a discussão da natureza humana e, em particular a questão do altruísmo vs egoísmo.
Tentarei, futuramente, dar mais informações sobre o livro.
(LFB)

Sem comentários: