quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

.JPEG mental: como o cérebro comprime informação visual

Neste artigo, Connor e colaboradores* apresentam sucintamente a sua investigação sobre a forma como o nosso cérebro lida com informação visual.

Aqui fica uma tradução (quase) integral:

"A maioria das pessoas conhece a ideia de compressão de imagens por computador. As extensões como '.jpeg' ou .'png' significam que milhões de valores de pixeis foram comprimidos para um formato mais eficiente (...), sem perda aparente de qualidade de imagem. Se assim não fosse, o ficheiro ocuparia demasiado espaço e a sua circulação nas redes informáticas seria inviável.
O cérebro enfrenta um problema similar. As células da retina sensíveis à luz [cones e bastonetes] captam imagens na ordem do megapixel. Ora, o cérebro não tem capacidade de transmissão ou de memória para lidar com imagens dessa magnitude ao longo da vida. Assim, deverá seleccionar apenas a informação necessária à compreensão do mundo visual.
(...)
Os investigadores descobriram que as células da área V4, pertencentes ao córtice visual primário e implicadas numa fase intermédia do processamento de objectos, (...) são selectivamente activadas por contornos fortemente curvilíneos ou angulares e respondem muito menos a linhas direitas ou ligeiramente curvadas.
(...) curvas muito acentuadas são relativamente raras na natureza comparativamente às linhas direitas ou ligeiramente curvadas. Responder às características raras e não às comuns é automaticamente económico.
(...)
A psicologia experimental tem demonstrado que conseguimos reconhecer objectos cujas linhas direitas foram apagados. Todavia, eliminar ângulos e outras regiões muito curvadas dificulta o reconhecimento. (...)
São mecanismos cerebrais como o sistema de codificação descrito por Connor e col. que nos ajudam a explicar porque somos génios em termos visuais.
Os computadores podem ser melhores do que nós na matemática e no xadrez, mas não conseguem igualar a nossa capacidade de discriminar, reconhecer, compreender, memorizar e manipular os objectos que compõem o mundo. Esta capacidade humana fulcral assenta, em parte, na síntese da informação visual, preparando-a para tratamentos posteriores. Para já, o formato .brain parece ser o melhor algoritmo de compressão do mercado."


* investigadores do Zanvyl Jrieger Mind/Brain Institute, Johns Hopkins University
(imagem retirada daqui)
(DO)

Sem comentários: