O conselho de ministros, reunido a 6 de Janeiro de 2011, aprovou a extinção da disciplina de
Área de Projecto do 12º ano. A extinção acontece do mesmo modo que o seu surgimento. Sem nenhum razão, sem nenhum estudo justificativo. Surgiu do nada e ao nada volta. Foi uma vantagem para os alunos que a frequentaram? Serviu-lhes de alguma coisa? Foi perca de tempo para os professores que se empenharam em dar-lhe algum sentido? Há alguma conclusão a retirar dos seus seis anos de existência? Silêncio absoluto. A educação em Portugal é como um laboratório experimental sem qualquer método ou orientação científica. Hoje faz-se esta experiência, amanhã muda-se para outra, seguindo alguma obscura moda ou crise, e depois de amanhã logo se verá. A próxima experiência já está em curso, pela mão do mesmo conselho de ministros. A criação da disciplina de Formação cívica a partir do 10º Ano.
- Como disse? Mais uma? Mas não estão já os horários do secundário sobrecarregados? Como é que vai ser? Será que vão retirar alguma das disciplinas? E formação cívica porquê? Que estudo, ou que génio das ciências da educação (estará a cair em desuso, esta fraca espécie de pleonasmo?) indica que, por exemplo, em vez de se criar disciplinas artísticas nas escolas (dança!), se tenha que criar uma disciplina que vai leccionar a 'cidadania a sexualidade e saúde'. Como disse?
(LFB)
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